A Stellantis, um dos maiores grupos automotivos do mundo, revelou seus planos ambiciosos de entrar no mercado de carros elétricos acessíveis com um modelo inspirado no icônico Fiat Panda.
A estratégia da empresa visa criar um modelo para competir diretamente com outros veículos elétricos de baixo custo, como o popular Dacia Spring, que é vendido no Brasil como Renault Kwid E-Tech, e os carros elétricos chineses de entrada que têm ganhado destaque no mercado global.
O anúncio da Stellantis chega em um momento crucial, quando a indústria automobilística está testemunhando uma rápida transição para a eletrificação. A concorrência no segmento de carros elétricos de baixo custo está se aquecendo, impulsionando as fabricantes a inovarem e aprimorarem suas opções.
De acordo com o CEO da marca Fiat, Olivier Francois em uma entrevista recente, o futuro carro elétrico "sem frescuras" será apresentado em julho de 2024 e terá um preço alvo abaixo de 25.000 euros sem considerar os incentivos.
"Há uma necessidade real de veículos elétricos mais acessíveis", disse Francois.
O executivo também confirmou que para o novo Panda elétrico "é muito provável que haja sinergias" com a plataforma usada para o novo Citroen e-C3.
Além de enfrentar concorrentes já estabelecidos, como o Dacia Spring, o Fiat Panda elétrico também terá que competir com uma variedade de carros elétricos chineses que têm ganhado popularidade por sua relação custo-benefício, o que cria um desafio adicional para a Stellantis.
Com esse mesmo objetivo, a Stellantis, empresa que controla a Fiat, também planeja começar a vender um carro urbano totalmente elétrico de sua marca Citroën com preço abaixo de 25.000 euros (R$ 135.000) no início do próximo ano.
Esse carro, um e-C3, será fabricado na Eslováquia para manter os custos sob controle e competir melhor com o Spring, que é fabricado na China para a marca de baixo custo Dacia, da Renault, e com o próximo Renault 5 totalmente elétrico fabricado na França.
Ainda não temos muitos detalhes sobre o próximo carro elétrico popular da Fiat, mas ele deve se posicionar no meio termo entre subcompactos, como o Dacia Spring, e compactos como o BYD Dolphin e outras novidades que estão para chegar como Renault 5 e Volkswagen ID.2.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Fiat anuncia carro elétrico com cabo de carregamento embutido
Volkswagen acelera nos elétricos em parceria estratégica com a Rivian
Novo Fiat Grande Panda elétrico é lançado e terá preço agressivo
Metade de todos os carros elétricos do mundo são feitos na China
Fiat 600e Abarth estreia como hot hatch elétrico com 240 cv de potência
Brasil lança plano nacional para impulsionar ônibus elétricos
BYD é procurada pela Itália, que não quer depender só da Stellantis